IMPRO inicia ciclo de palestras com o tema os “Impactos da Reforma da Previdência”

IMPRO inicia ciclo de palestras com o tema os “Impactos da Reforma da Previdência”

A diretoria do IMPRO iniciou um novo ciclo de palestras para trabalhadores do serviço público. A temática escolhida é os “Impactos da Reforma da Previdência”. As palestras com temas previdenciários foram idealizadas pela atual diretoria da autarquia e estavam canceladas nos dois últimos anos devido ao agravamento da pandemia.

A primeira repartição pública visitada, neste novo momento, foi a Umei Marcia Gleibe Ribeiro Clara Souto. Com base em vasta documentação, pesquisas e números o procurador jurídico do IMPRO Danilo Ikeda apresentou para os para os presentes os verdadeiros motivos para a reforma da Previdência Social promovida pelo governo federal e calhamaço de fatos inverídicos usados para convencer a sociedade. “Já temos algum tempo de aprovação e basicamente nada mudou na Previdência. Continuam falando sobre déficit e agora está entrando muito dinheiro. Tudo foi feito para entrar mais dinheiro para os cofres públicos. A sociedade só percebeu que a PEC era uma armadilha depois que tudo foi aprovado e publicado”.

O palestrante também promove esclarecimentos sobre regras de aposentadoria. “Com reforma tem gente que pega a regra nova, outros a regra antiga. Ainda abordamos os novos critérios de tempo de contribuição, idade mínima e cálculo do benefício. Infelizmente ficou mais difícil aposentar no Brasil e será cada vez mais comum pessoas com 40 anos de contribuição trabalhando até os 70 anos”.

O IMPRO segue posicionando contrário a reforma da Previdência Social. Danilo afirma que enquanto a atual diretoria estiver na administração da autarquia nada será alterado no órgão. “É fato que a massa de servidores está envelhecendo e logo vão pedir aposentadoria. Qual a melhor alternativa para o tirar o impacto aumentar a idade de aposentadoria e abrir concurso público amplo? Concurso é claro. Novos servidores ingressando representam mais qualidade no serviço público, contribuição para o IMPRO e sem onerar ninguém. Não precisamos de reforma, o que é necessário é gestão”, completa Ikeda. 

Danilo Ikeda Caetano é servidor efetivo desde 2006. É graduado em direito, mestre em direito, especialista em direito previdenciários e curador do Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social.

Agendamento palestras

As palestras do IMPRO são promovidas sem qualquer custo. Os interessados necessitam apenas agendar com antecedência de uma semana.

O agendamento pode ser realizado através do telefone 66 3423-6404.