IMPRO cria requerimento para aposentados que querem suspensão de consignados

O diretor executivo do IMPRO Roberto Carlos Correa de Carvalho e o procurador da autarquia Danilo Ikeda estudam desde o dia 20 de abril mecanismos para instruir o entendimento do aposentado, sobre a decisão da Justiça Federal que determinou a suspensão de consignados, com desconto em folha, por quatro meses.

A decisão é válida para todos aposentados pelo INSS ou por Regime Próprio, que tomaram empréstimos, pelo sistema consignado, em bancos.

Roberto Carlos esclarece que muitos bancos ainda não foram notificados e só a partir desse comunicado é que os empréstimos serão suspensos. “É importante que o aposentado tenha calma. Entendendo que os próprios bancos vão tomar a inciativa de comunicar a alternativa de suspensão”.

A interrupção da cobrança não é automática. Trata-se de uma opção que o aposentado pode exercer ou não. O aposentado que optar em suspender as parcelas do consignados pode acessar um requerimento (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR) produzido pelo IMPRO. “Fizemos um documento simples, que quiser suspender o consignado pelo período determinado pela justiça tem que preencher o requerimento e entregar no banco que é correntista. Devido a pandemia, o requerimento será disponibilizado somente no site do IMPRO e também por email”, esclarece Danilo Ikeda.

Roberto Carlos ainda pontua que o servidor municipal aposentado deve avaliar, com muito critério a real necessidade de aderir a suspensão do consignado. “É preciso colocar o lápis na ponta do dedo e fazer contas. Se o seu salário está em dia e suas contas também, qual a real necessidade de fazer a suspensão? O aposentado precisar ficar atento a prorrogação da dívida, o empréstimo será suspenso por 4 meses e a dívida com o banco será prorrogada pelo mesmo período. Portanto muito cuidado”, adverte.

O atendimento ao público segue fechado no IMPRO. Seguindo as determinações das autoridades de saúde a autarquia atende somente por telefone e whatsapp através dos números 66 98429 2563 | 66 98431 2563 | (66) 3423-6404.

 

PARA ACESSAR O REQUERIMENTO É SÓ CLICAR AQUI