IMPRO participa de 5º Encontro de RPPS no TCE-MT

Gestores, servidores e membros dos conselhos Curador e Fiscal do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Rondonópolis (IMPRO) estão desde quarta-feira (23), em Cuiabá participando do 5º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso. O evento segue até sexta-feira (25) e acontece na sede do Tribunal de Contas do Estado, entidade que também promove o encontro.

 

Ao longo de três dias, os participantes estarão passando por capacitações e debaterão o modelo de gestão, a crise previdenciária e a reforma do sistema em discussão no Congresso Nacional, além de alternativas para superação do déficit atuarial e financeiro, entre outras questões. “Esse trabalho do TCE é uma boa oportunidade de discutir tais assuntos, atualizar informações e melhorar a qualidade da administração do IMPRO, reduzir riscos e aumentar a segurança dos investimentos dos recursos previdenciários e a sua correta aplicação e destinação”, explica Roberto Carlos Corrêa de Carvalho, Diretor do IMPRO.

 

No primeiro dia do encontro, os participantes tiveram na programação as palestras "Déficit Atuarial: sua composição, análise e medidas que minimizem impactos nos resultados previdenciários", ministrada pela diretora de Previdência do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Wilma Gomes Torres e "Superando as adversidades financeiras dos RPPS: a importância de uma gestão autônoma e eficiente", apresentada pela professora Diana Vaz de Lima, da Universidade de Brasília. ” O primeiro dia foi muito proveitoso. As palestras foram ótimas, os assuntos que foram abordados estão bem atualizados. Estamos passando por uma grande reciclagem, que tem como objetivo qualificar nossa administração e promover gestão atendimento de excelência para nosso público”, conta Danilo Ikeda, Procurador do IMPRO.

 

Além dos RPPS de todo o estado, a abertura do evento contou ao presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antônio Joaquim, do presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdências estaduais e Municipais (ABIPEM), Augusto Carvalho; o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto – representando o governador Pedro Taques; o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga, a diretora executiva da Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses (APREMAT), Luana Piovezan, e o conselheio substituto junto à Presidência do TCE-MT, Ronaldo Ribeiro, coordenador do evento.

 

Programação

 

Quinta-feira

8:00 Credenciamento

08:30 Reflexões pragmáticas da Reforma Previdenciária

09:30 PRÓ-GESTÃO: Programa de Certificação Institucional Critérios de auditoria interna X Identificação nos resultados Compromisso de toda equipe do RPPS

10:50 Coffee break e NetWorking

11:00 Efetividade da Previdência Complementar: um dos desafios previstos na PEC 287

12:30 Almoço Livre

14:20 Apresentações de Painéis

15:50 Coffee break e NetWorking

16:10 Apresentações de Painéis

17 40 Encerramento das atividades

 

Sexta-feira

8:00 Credenciamento

08:20 Base de dados eficiente para atingir a excelência nos resultados atuariais

09:20 Coffee-break

09:30 Atuação do Controle Externo e o Impacto na Gestão dos RPPS

11:00 A importância do envio dos demonstrativos via CADPREV como instrumento de transparência da gestão previdenciária

12:20 Encerramento das atividades